O sinal da TV Pernambuco chega hoje a cerca de 110 municípios do Estado. A cobertura é feita através 66 retransmissoras instaladas nas localidades. “É verdade que algumas delas estão fora do ar, por problemas de manutenção e equipamentos, devido à falta de recursos”, afirma Eduardo Homem. De acordo com o diretor de programação da emissora, seguramente mais de 60 repetidoras de sinal estão em funcionamento. “A partir delas, a TVPE consegue atingir pouco mais de 100 municípios, pois uma transmissão, dependendo da potência do transmissor, vai além da geografia do local. Tem retransmissora, por exemplo, que cobre 10 municípios”, completa Eduardo.

Entretanto, o sinal ainda não é dos melhores na maioria dos lugares, inclusive da Região Metropolitana. Existem exceções, como Garanhuns, Caruaru, Petrolina e Fernando de Noronha, que possuem uma excelente recepção de imagem. Roger afirma que, no interior, o trabalho da TV Pernambuco é reconhecido, principalmente nesses municípios específicos. “Se a tevê funcionasse bem apenas nessas quatro localidades,  já se justificaria um investimento do Governo”, fala o diretor-presidente. “Nos lugares onde as pessoas assistem a TV Pernambuco, elas gostam”, afirma.

Além da imagem sem nitidez, Roger destaca que as antenas parabólicas – que costumam receber sinal apenas de conteúdos do sul e sudeste do País –  são outro entrave para que a TV Pernambuco seja vista no interior. “O nosso problema no interior são as parabólicas. A gente precisava, no mínimo, de uma atenção a isso, uma campanha mesmo”, opina.

Para Roger, questões como a recepção da TV no Estado, o sinal UHF, a digitalização, como também a sede da emissora pública são decisões que devem ser discutidas ao longo do processo de criação da EPC, pois vão além da formalização da TV pública de Pernambuco e são imprescindíveis para fazer a televisão pegar – em todos os sentidos.

O OmbudsPE é um projeto de comunicação do Centro de Cultura Luiz Freire. É livre a reprodução para fins não comerciais, desde que a fonte seja citada e esta nota seja incluída.

Realização:

Apoio: