Nesta quinta-feira (28), a TVPE completa 35 anos e, para comemorar, realizará no domingo (1) uma festa direto de Caruaru. O evento é gratuito e aberto ao público, com distribuição de ingressos, às 15h. Bandas de pífano de todo o estado se revezarão no palco, dividido com o grande homenageado, Mestre João do Pife. A comemoração do aniversário da TVPE será no auditório do Centro Tecnológico do Agreste, a partir das 16h.

Além da exibição na TVPE, haverá transmissão ao vivo pelos canais da TVPE em todo o estado, no Portal EPC, Facebook e Youtube. Logo após, será exibido, na programação da TV, o Filme Pipoca Moderna, do diretor pernambucano Helder Lopes.

A TVPE é uma emissora de TV pública que produz e veicula conteúdo audiovisual de interesse público para todo o estado desde 1984. Com a geradora em Caruaru, possui 60 concessões de retransmissão em todas as regiões de Pernambuco. A emissora faz parte da Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC), criada em 2011, e integra a Rede Nacional de Comunicação Pública, o Fórum Nacional de TVs e Rádios Públicas e o Fórum Nordeste de Emissoras Públicas.

“A TVPE é um patrimônio do povo pernambucano. Ao longo desses 35 anos, colocou no ar variados conteúdos, em diversos formatos, e todos voltados para a formação crítica e entretenimento das pessoas de todas as faixas etárias. A TVPE se coloca como um espaço para mostrar a voz e a cara da população pernambucana, dos artistas do interior e do grande Recife, que não têm espaço na mídia comercial e hegemônica”, afirma Gustavo Almeida, diretor-presidente da EPC/TVPE.

A escolha do Pífano como manifestação cultural principal no palco se relaciona à sua importância e pouca visibilidade, além da relação histórica do instrumento com a cidade de Caruaru. O Nordeste concentra a maior tradição das bandas de pífano do país, consideradas por muitos como verdadeiro patrimônio imaterial nacional.

Homenagem – Nesse contexto, o homenageado da comemoração de 35 anos da TVPE é o Mestre João do Pife. Artista, comerciante e artesão, João Alfredo Marques dos Santos, seu nome de batismo, nasceu em Riacho das Almas, antigo distrito de Caruaru. João do Pife costuma dizer que um mestre de pífano, para ser completo, tem que saber fazer seu instrumento. E é com esse pensamento que o artista tem como objetivo de vida partilhar sua arte. Tem colaborado na formação de várias bandas de pífano no interior de Pernambuco, como é o caso das Bandas de Pife Mirim e do Grupo Moisés, onde ensina a crianças e adultos, no Centro Social São João do Monte.

Apoiadores – O aniversário de 35 anos da TVPE é uma realização da Empresa Pernambuco de Comunicação, a qual faz parte da Secretaria de Ciência, Inovação e Tecnologia de Pernambuco, tem o patrocínio da Empetur, e apoio da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco e da Página21.

História – Em 28 de novembro de 1984, o Sistema DETELPE colocou no ar a TV Tropical, a primeira geradora de TV no interior de Pernambuco – na época afiliada do SBT. Em 1985, depois de um ano no ar, passou a exibir os primeiros programas locais, que incluíam conteúdo educativo e telejornais.

Em 1988, depois de quatro anos no ar, a emissora mudou de nome e passou a se chamar TV Pernambuco. Entre os anos 1980 e 1990, utilizou como retransmissor no Recife o canal 9 VHF, mas como o canal foi repassado para os Diários Associados em 1998, em 2000 foi para o 46 UHF. Atualmente, o sinal digital pode ser sintonizado no Recife e Região Metropolitana (46.1), Caruaru (12.1) e Petrolina (13.1).

O OmbudsPE é um projeto de comunicação do Centro de Cultura Luiz Freire. É livre a reprodução para fins não comerciais, desde que a fonte seja citada e esta nota seja incluída.

Realização:

Apoio:

Busca