Com a aprovação do Estado de Greve, deliberado nesta segunda-feira (07/11), durante Assembléia Geral Ordinária (AGO), o Sinjope enviou o edital com a chamada à paralisação aos três principais veículos impressos do Estado: Folha de Pernambuco, Jornal do Commercio e Diário de Pernambuco. Este encaminhamento, amparado pela Lei 7.783/1989, a chamada “Lei da Greve”, habilita os jornalistas pernambucanos a deflagrarem a greve já na próxima AGO, convocada para a quarta-feira (09/11), às 11h30, também no Sindicato dos Gráficos.
Após rodada de negociações realizada nesta segunda, os gráficos do JC e do Diário decidiram permanecer de braços cruzados. Essa decisão potencializa a capacidade de articulação de ambas as categorias, fortalecendo a pressão sobre os setores patronais. Durante a assembléia dos jornalistas, um representante do Sindgraf manifestou o apoio deste sindicato à categoria, e salientou a necessidade de unificar as agendas de luta.
Aproveitando o ensejo da mobilização, a diretoria do Sinjope iniciará uma série de ações de pressão, que abrangem a exposição pública das empresas de comunicação, manifestações, distribuição de material de panfletagem etc.