Fortalecer as lutas populares locais e funcionar como um canal de difusão e confluência de idéias contra-hegemônicas; ou, como eles dizem: afigurar-se como uma pequena contribuição para a derrocada do capitalismo. Esses são os princípios norteadores do coletivo pernambucano Recife Resiste!, que lança, no próximo dia 05/11 (sábado), a partir das 14h, o seu novo site.

O evento ocorre no Centro de Cultura Luiz Freire (Rua 27 de Janeiro, 169 – Carmo, Olinda), e contará com um debate sobre o direito à comunicação, oficinas e mostra de vídeo. Os organizadores pedem que os interessados em participar das atividades enviem um email para reciferesiste@riseup.net, informando aqueles em que desejam se envolver.

 Do contato com outros grupos de contra-informação surgiu o impulso para a diversificação dos instrumentos e linhas de ação do RR!.  Isto é, o que se pretende é que o novo site amplie as atividades do GRRR! (Grupo de Rádio Recife Resiste!) e do Canal Limpeza, fortalecendo-os enquanto instâncias produtoras de conteúdo, e fazendo com que mais pessoas possam se apropriar desses canais de comunicação autônoma. Dessa forma, um volume cada vez maior de indivíduos e coletivos que atua no antagonismo direto com relação à mídia corporativa poderão se identificar e compartilhar práticas e experiências.

O portal poderá ser acessado pelo endereço www.reciferesiste.org

Confira a programação do evento:

14:00 – Apresentação do novo site e conversa sobre “direito à comunicação”

 15:00 – OFICINAS

 /Oficina de Animação (stop-motion)

 A oficina conta com um primeiro momento onde se aborda a parte histórica desse tipo de arte, segue com idéias sobre os diferentes modos e técnicas de produção e se encerra com um curto experimento prático de fotografia quadro a quadro.

 /Oficina de transmissão de rádio (FM e web)

 Pretendemos colocar no ar uma rádio FM e também fazer transmissão pela web. Inicialmente conversaremos um pouco sobre rádio livre e em seguida partiremos para a parte mais prática: montagem do transmissor, gravação do programa e transmissão ao vivo.  No fim já jogamos um programa novo no ar.

 /Oficina de vídeo básico (decupagem e edição)

 A oficina de vídeo apresentará noções básicas de captação e edição de material áudio-visual. A intenção é a produção de um pequeno vídeo que documente o evento e mostrar como qualquer pessoa, ao dispor de um equipamento razoável, pode fazer algo legal. No primeiro momento os participantes vão captar os vídeos livremente, sejam na forma de imagens, depoimentos ou devaneios. O momento seguinte será dedicado à decupagem (planificação por escrito de cada cena do filme). No terceiro momento os participantes decidirão uma metodologia simples de edição, sempre atenta à participação de todos. Finalmente, o vídeo produzido será exibido junto à mostra de curtas proposta pelo evento.

19:00 – Mostra de curtas e outras fuleragens

O OmbudsPE é um projeto de comunicação do Centro de Cultura Luiz Freire. É livre a reprodução para fins não comerciais, desde que a fonte seja citada e esta nota seja incluída.

Realização:

Apoio: