De 24 a 27 de setembro foi realizada, pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania Cultural ( SCC), a I Conferência Livre de Comunicação para Cultura , no município pernambucano de Chã Grande. Pontos e Pontões de Cultura, com foco de atuação em comunicação, audiovisual e mídia livre, participaram de acalorados debates e de grupos de trabalho(GTs) cujos temas relacionavam-se à Liberdade de Expressão, Inclusão Cultural e Digital, Diversidade e Identidade Cultural, além de Economia Criativa.

No final do encontro nacional, prévia de discussões para a primeira Conferência Nacional de Comunicação ( Confecom) e também da II Conferência Nacional de Cultura, foi elaborada uma carta. O documento reuniu diversas propostas que, entre outras questões, discutiu a democratização dos meios de comunicação por meio da construção e implementação de políticas públicas.

Veja aqui as proposições,  agrupadas de acordo com os três eixos temáticos da  confecom,  Produção de Conteúdo,  Meios de Distribuição e Cidadania: Direitos e Deveres.  As resoluções devem seguir para a conferencia nacional e podem também subsidiar propostas das conferências regionais e estaduais.

O OmbudsPE é um projeto de comunicação do Centro de Cultura Luiz Freire. É livre a reprodução para fins não comerciais, desde que a fonte seja citada e esta nota seja incluída.

Realização:

Apoio: