A  Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife promove , nesta quinta-feira,19, a campanha  Bloguinaço. A iniciativa busca a integração de  uma série de blogs na publicação de  textos, áudios, vídeos ou imagens que remetam à campanha pelas “Bibliotecas Vivas”, incentivando a população a ajudar  as oito bibliotecas da rede que estão funcionando de forma  precária. A rede  inclui a Biblioteca Popular do Coque, Biblioteca de Caranguejo Tabaiares, do  Nascedouro de Peixinhos, do Instituto Peró em Jaboatão, Cepoma – em Brasília Teimosa, Amigos da Leitura – do Alto José Bonifácio, e as bibliotecas das creches Shekinah e Lar Meimei, em Olinda.
 
Por Rede de Bibliotecas Comunitárias

Em meio aos livros, contadores de histórias atraem olhos atentos, a magia do universo literário vai abrindo um outro mundo dentro de uma realidade cheia de dificuldades. O brilho nas retinas das muitas crianças beneficiadas com os projetos de estímulo à leitura nas oito bibliotecas que integram a Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife já é motivo suficiente para que muitos se dêem as mãos com o intuito de simplesmente permitir que esse belo trabalho continue sendo feito.

Vazamentos e infiltrações, mofo, rachaduras, falta de estantes para colocação adequada de livros, estes são apenas alguns dos problemas enfrentados atualmente e vários blogueiros pernambucanos decidiram unir suas vozes para estimular toda a população a ajudar. Se você está recebendo este email, é porque também pode juntar forças a este grupo e participar dessa ação em que o mundo virtual chama a atenção para a importância de bibliotecas bem reais.

A idéia consiste em publicar  textos, áudios, vídeos ou imagens que remetam à campanha pelas “Bibliotecas Vivas”, incentivando a população a salvar as oito bibliotecas, que estão precisando de mais do que livros.

Estantes, cadeiras, computadores e obras de infra-estrutura são urgentes. A ajuda pode vir em forma de equipamentos, propostas de trabalho voluntário ou apoio financeiro. Para depositar qualquer quantia: Caixa Econômica Federal / Conta corrente número: 544-5 / Agência: 2193 / OP: 003.

Os comunicadores-blogueiros Homero Fonseca, Samarone Lima, Ivan Moraes Filho, Wellington de Melo, Inácio França, Cezar Maia e muitos outros já confirmaram sua participação e vão formar um coro virtual com a realização do “Bloguinaço em Defesa da Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana do Recife”. Você também?

Para participar, basta publicar qualquer coisa que possa sensibilizar a sociedade para a questão das bibliotecas, sempre procurando sensibilizar seus/as leitores/as para juntar-se às bibliotecas, ajudando com dinheiro ou equipamentos.  Identifique seu texto com o selo da campanha ( que pode ser solicitado a Ivan Moraes e Silvia Crivellare)  e informe a participação do seu blog a ivanmoraesfilho@yahoo.com.br e a silviacrivellare@hotmail.com, para que possamos ter uma ideia do tamanho da participação.

Para saber mais

Quem quiser conhecer melhor o trabalho feito pelas bibliotecas, que vêm através de várias ações fortalecendo a prática da leitura e democratização do acesso ao livro em suas diversas modalidades: informativa, formativa e recreativa, como um direito humano, fundamental para o desenvolvimento pessoal, social e comunitário, é só acessar o endereço http://rededebibliotecascomunitarias.wordpress.com. Mais informações pelos telefones 3244-3325 / 8850-5507.

O “Bloguinaço” será o estopim da campanha na rede, mas qualquer pessoa estará convidada a fazer parte da corrente a partir de quinta (19), seja pelo Twitter, Orkut, Facebook, outros blogs ou qualquer outro recurso.
 
Alguns endereços entre os participantes do Bloguinaço:
 
www.interblogs.com.br/homerofonseca/
www.porqueeueumoutro.blogspot.com
www.bodega.blog.br
www.estuario.com.br
www.acertodecontas.blog.br
www.caotico.com.br
www.wellingtondemelo.com.br
www.cezarmaia.com.br
www.pebodycount.com.br
www.locoporti.blog.br
www.rededebibliotecascomunitarias.wordpress.com
bpcoque.wordpress.com
palavraspontes.blogspot.com
www.escritoresetal.com.br
nospos.blogspot.com

Fonte:  Rede de  Bibliotecas Comunitárias da RMR. 
Edição: Ombudspe

O OmbudsPE é um projeto de comunicação do Centro de Cultura Luiz Freire. É livre a reprodução para fins não comerciais, desde que a fonte seja citada e esta nota seja incluída.

Realização:

Apoio: