A CIPÓ – Comunicação Interativa em parceria com o Intervozes e a Faculdade de Comunicação (FaCom) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) realizam, no dia 11 de agosto, em Salvador, o Seminário Observatórios de Mídia e Direitos Humanos.

O evento acontecerá no auditório da FaCom/UFBA, a partir das 9h. O Seminário terá início com a mesa Mídia e Direitos Humanos na Bahia, da qual participarão o Secretário de Justiça e DH da Bahia, Almiro Sena; e o Secretário de Comunicação, Robinson Almeida.

Pela tarde, a partir das 14h, ainda haverá os GTs de Metodologias de monitoramento da mídia e de Mobilização Social e Encaminhamentos Legais a partir de monitoramento da mídia. Neste último, um dos condutores será Ivan Moraes Filho, integrante do CCLF e editor deste OmbudsPE.

Durante o Seminário, também será lançado o livro A construção da violência na televisão da Bahia, resultado de uma pesquisa feita pela CIPÓ, FaCOM e pelo Intervozes, a qual analisou os programas policialescos da TV baiana Se Liga Bocão (TV Itapoan, afiliada da TV Record) e Na Mira (TV Aratu, afiliada do SBT).

Durante seis meses, a equipe de pesquisa aplicou uma metodologia quantitativa e qualitativa que buscou observar as principais violações de direitos humanos presentes nos dois programas. A análise também identifica o perfil das fontes de informação que são utilizadas nas matérias produzidas pelo Se Liga Bocão e Na Mira. Além disso, a pesquisa discute as estratégias de persuasão do público construídas pelos apresentadores dos programas.

Programação Completa

09h  Mesa: Mídia e Direitos Humanos na Bahia
– Almiro Sena: Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia
– Robinson Almeida: Secretário de Comunicação da Bahia
– Deputado Federal Jean Wyllys (a confirmar)
Mediação: Prof. Dr. Giovandro Ferreira

11h  Lançamento da publicação multimídia e do livro  A Construção da violência na televisão da Bahia

14h  Workshops:

GT 1- Metodologias de monitoramento da mídia
Condução: Edgard Rebouças (UFES) e Adriano Sampaio (Facom/UFBA)
Mediação: Daniella Rocha (CIPÓ Comunicação Interativa)

GT2 – Mobilização social e encaminhamentos legais a partir de monitoramentos da mídia
Condução: Rede ANDI Brasil e Ivan Moraes Filho (CCLF/PE)
Mediação: Pedro Caribé (Intervozes)

18h  Encerramento

 

O OmbudsPE é um projeto de comunicação do Centro de Cultura Luiz Freire. É livre a reprodução para fins não comerciais, desde que a fonte seja citada e esta nota seja incluída.

Realização:

Apoio: