Pernambuco começa a se mobilizar para a Conferência de Comunicação
O Fórum Pernambucano de Comunicação (Fopecom) realiza, nesta quinta-feira, dia 26 de março, o I Encontro Estadual Pró Conferência de Comunicação. O evento será realizado no Sindsep, a partir das 9h. Além de discutir os contextos da garantia (ou não) desse direito em Pernambuco e no Brasil, o encontro deverá estabelecer as base de formação dos comitês organizadores para a conferência no estado.
Não é pouca coisa.
Antes de mais nada é bom a gente sabe que uma conferência (quando a gente fala de política pública) não é igual a um seminário, a um debate, a uma palestra.
Uma conferência é um instrumento de consulta. O governo convida e a sociedade vai lá dizer como devem ser as políticas para determinado assunto ou segmento. Uma conferência ‘daboa’ trás determinações que são aplicadas pelo poder público em forma de leis, ações, projetos e práticas.
A história do Brasil já viu todo tipo de conferência. Educação, das Cidades, das Mulheres, da Juventude… A de Saúde é sempre uma grande referência. Especialmente porque foi ela quem deu origem ao SUS.
De comunicação, nunca tivemos. Desde que o país é país, vivemos no ‘faroeste’ da regulamentação e na falta de políticas transparentes e democráticas.
Esse ano, “pela primeira vez na história desse país”, a conferência foi convocada. A Nacional deverá ser realizada na primeira semana de dezembro. Já tem até tema: “Comunicação: Direito e Cidadania na Era Digital”.
Isso quer dizer que, até lá, os estados precisam se mobilizar, fazer seus debates, organizarem suas conferências, elegerem seus delegados e delegadas. Como a Bahia já fez.
Quem deve bancar os custos? Os estados, apoiados – se preciso – pelo Governo Federal
Quem deve organizar os eventos? Comissões formadas por representantes de todos os segmentos envolvidos: governos, ONGs, movimentos, sindicatos, etc.
O que se deve discutir/deliberar? Políticas de comunicação que garantam esse direito a toda a população. Questões como rádios comunitárias, acesso à Internet, concessões de rádio e tevê, governança, financiamento público de comunicação… Nada deve ficar de fora.
Diversas pessoas e organizações que atuam na defesa desse direito já confirmaram presença.
Se você acha que nosso modelo de comunicação deveria ser diferente, vá também.
Serviço:
Encontro Estadual Pró Conferência de Comunicação
Quinta, dia 26 de março
Local: Sindsep (R.Fernandes Vieira, 67, Boa Vista)
A partir das 9h
Inscrições no local

O OmbudsPE é um projeto de comunicação do Centro de Cultura Luiz Freire. É livre a reprodução para fins não comerciais, desde que a fonte seja citada e esta nota seja incluída.

Realização:

Apoio: