Notícias


Som na Rural encerra Semana de Democratização da Mídia com música e poesia

Na sexta-feira (17) o Som na Rural levou o tema de Democratização da Mídia para a Praça do Diário, chamando a atenção das pessoas com a música e a poesia de artistas que normalmente não tem espaço nos meios de comunicação comerciais: Graxa, Coco Bongar e Allan Sales, além de várias participações especiais.

Foto: Levi Arruda (Fopecom)

Foto: Levi Arruda (Fopecom)

O evento reuniu cerca de mil pessoas nesse ponto de grande circulação no centro de Recife para discutir o monopólio dos meios de comunicação e dar espaço a aristas que geralmente não possuem apoio. A ocupação da Praça do Diario tem um simbolismo importante, já que a área tem sido ocupada pelo camarote da Rede Globo durante o carnaval recifense todos os anos – “tradição” que vem sendo contestada por um abaixo assinado e que poderá ter seu fim em 2015.

Rock, hip hop e declamação de poesia aglomeraram um grande público na praça e nos arredores, onde integrantes do Fórum Pernambucano de Comunicação coletaram assinatura para o projeto de lei da Mídia Democrática, da campanha Para Expressar a Liberdade, que visa a quebrar o oligopólio político e financeiro dos meios através da regulamenação dos artigos constitucionais que deveriam nortear a distribuição e o uso do especro eletromagnético. Além da coleta de assinaturas, também a aconteceu a colagem de lambe-lambes com dos coronéis da mídia em Pernambuco, o deputado federal reeleito Gonzaga Patriota, dono de algumas rádios no Sertão.

A receptividade, tanto do tema quanto da campanha, foi excelente, com cerca de 250 assinaturas coletadas. O debate assim ganha cada vez mais espaço na boca do povo, “eu achei genial a Rural acontecer ali, na Praça do Diário, tem tudo a ver com a proposta de democratização, porque eles estão ocupando espaço público. E além disso, estão levando música que não tem espaço nas rádios daqui pro povo. Eu achei fantástico estar lá e ver, por exemplo, um senhor que vende flores dançando ao som de Graxa, que é um cara que num tem espaço na mídia, apesar de ser massa”, diz Luciana Andrade, dona do Brechó Bagatela.