Notícias


Inscrições de atividades autogestionadas no II ENDC terminam hoje

Estão abertas até hoje as inscrições de atividades autogestionadas para serem realizadas durante o II Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação (II ENDC), que acontece entre 10 e 12 de abril no Instituto Metodista Izabela Hendrix, em Belo Horizonte (MG). Indivíduos ou organizações sociais poderão sugerir oficinas, palestras, rodas de diálogo ou apresentações de trabalhos acadêmicos através do site do evento, cabendo a elxs todos os recursos financeiros, humanos e técnicos para a execução da proposta, com exceção do espaço, que será disponibilizado pelo evento.  As inscrições para participantes permanecem abertas e custam  R$ 35,00.

O II ENDC reunirá integrantes de movimentos sociais e sindicais, estudantes, ativistas e cidadãos interessados no Direito à Comunicação e acontecerá como parte do calendário da Semana Estadual pela Liberdade de Expressão, pela Democratização dos Meios de Comunicação e pelo Direito à Informação, instituída pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Organizado em três dias, o evento será aberto na tarde da sexta-feira (10) com um ato político-cultural, que acontecerá no centro de Belo Horizonte. Um segundo ato político está agendado, ainda, para a manhã do sábado (11), quando acontecerá a primeira mesa de debate: O cenário internacional e os dilemas do Brasil para enfrentar a regulação democrática para garantir a liberdade de expressão. A programação foca, ainda, em três outras temáticas para as mesas: “A luta por uma comunicação mais democrática na América Latina”, “Internet, um direito fundamental” e Projeto de Lei da Mídia Democrática e estratégias de luta.

No modelo do recém acontecido ENeDC – Encontro Nordestino pelo Direito à Comunicação, no Recife, a versão nacional visa, além de discutir a comunicação como direito humano, estreitar laços e criar redes entre as pessoas e grupos que atuam em seus estados por esta mesma luta. O primeiro encontro nacional aconteceu em 2012, no Recife.