Notícias


Fopecom realiza Oficina da Mídia Democrática no próximo dia 7

midiademocraticaO Fórum Pernambucano de Comunicação (Fopecom), realiza, no próximo dia 7 de julho (terça-feira), a Oficina da Mídia Democrática. O objetivo é capacitar representantes e organizações e grupos da sociedade civil, além de demais pessoas interessadas na regulamentação dos artigos constitucionais que versam sobre radiodifusão no Brasil. A formação é aberta, tem entrada gratuita e acontece no auditório do Auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações de Pernambuco (Sinttel), localizado na rua Afonso Pena, 333, Boa Vista, Recife.

Um dos principais assuntos que será abordado é o chamado Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Mídia Democrática, que faz parte da campanha Para Expressar a Liberdade e que pretende, entre outras coisas, proibir políticos com mandato de serem concessionários de rádio e televisão, estipular cotas de conteúdo local nas transmissões, além de garantir a complementaridade entre os sistemas público, estatal e privado de comunicação. Para que seja apresentado no Congresso Nacional, o projeto precisa reunir mais de 1,3 milhão de assinaturas em todo o Brasil.

Para a jornalista Cátia Oliveira, integrante do Fórum e do Coletivo Intervozes, esse momento é importante para que mais indivíduos e entidades possam contribuir para fortalecer a luta pela democratização da comunicação a partir de um novo marco regulatório. “Quanto mais gente estiver inteirada deste debate, coletando assinaturas e mobilizando mais, maior será a força para garantir a uma ampla liberdade de expressão, hoje restrita a apenas algumas famílias”.

“Todo mundo sofre com a falta de diversidade nos meios de comunicação. Todas as pessoas já percebem muito facilmente que a concentração de poder que temos em poucas empresas que controlam todo o discurso público é prejudicial à democracia. Agora precisamos nos conscientizar de que podemos e devemos fazer alguma coisa para mudar essa situação”, analisa o sociólogo Renato Feitosa, também integrante do Fopecom e do Centro de Cultura Luiz Freire. Na ocasião da oficina, serão também definidos pontos e ações de coletas de assinaturas para a Lei da Mídia Democrática e estabelecidas metas a serem atingidas nos próximos meses.

Mais informações sobre a oficina ou sobre o Projeto de Lei da Mídia Democrática: comunicação@cclf.org.br.