Notícias


Coordenadora da campanha de Paulo Câmara recebe propostas do Fopecom

Cecília recebe as propostas do Fopecom: sistema público e transparência são prioridades

Cecília recebe as propostas do Fopecom: sistema público e transparência são prioridades

Integrantes do Forum Pernambucano de Comunicação encontraram-se, nesta segunda-feira (29 de setembro), com Cecília Wanderley, coordenadora do programa de governo da candidatura de Paulo Câmara (PSB) ao governo de Pernambuco para apresentar a carta com as demandas na área de comunicação do estado. O comando da campanha alegou que, nesses últimos dias antes das eleições, nem o candidato nem seu vice (Raul Henry/PMDB)  teriam agenda disponível para dialogar com o Fopecom.

Cecília surpreendeu-se com a objetividade e simplicidade das pautas do grupo que luta pelo direito à comunicação. “Aqui não tem nada tão difícil de fazer”, opinou. “Realmente, aqui no estado ainda estamos lugando por coisas básicas como a consolidação de um sistema público e a transparência nos gastos com publicidade. Nenhuma dessas ações foi prioridade das últimas gestões”, explicou Ivan Moraes Filho, do Centro de Cultura Luiz Freire.

De acordo com a correligionária do PSB,  algumas das pautas encaminhadas pelo Fórum já constavam no programa de governo do candidato que será lançado nesta quarta-feira (1 de outubro), sendo um deles o próprio fortalecimento da Empresa Pernambuco de Comunicação, que gerencia a – ainda sucateada – TV Pernambuco.

Apesar de concordar com todas as pautas apresentadas, Cecília disse que é possível que muitas delas não sejam  incorporadas ao programa, devido ao pouco tempo restante para sua finalização. Mas afirmou que as propostas poderão entrar no planejamento plurianual que deverá ser realizado em 2015, de acordo com a legislação vigente. Pontuou também que das demandas exigidas, a mais difícil de ser executada, devido ao custo, é a interiorização da banda larga no estado. “Compreendo que precisa ser tratado como direito, mas é preciso dimensionar o custo que isto envolve”.