Notícias


3º BloggerPE começa nesta sexta-feira, em Olinda

Nesta sexta e sábado, dias 27 e 29 de março, na Faculdade AESO Barros Melo, em Olinda, a Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco (AblogPE) e o Centro de Estudos Barão de Itararé realizam o 3º BloggerPE, evento dedicado aos produtores de conteúdo para mídias digitais, publicitários, jornalistas, radialistas e estudantes. A inscrição é gratuita, dá direito ao almoço do sábado, e deve ser feita aqui.

Na sua abertura, o evento credenciará os participantes a partir das 17h. Às 19h30, a primeira mesa acontece com palestra do jornalista Altamiro Borges e com o tema  “Democratizar é preciso – pela regulação econômica da mídia”. Além de Borges, Lissandro Nascimento, da AblogPE, e Rafael Buda, do Barão de Itararé, estarão fazendo a mediação.

A programação do sábado começa às 8h30, com o painel “Contexto Geral pela luta da democratização no Brasil e no Mundo”, do qual participam Rodrigo Vianna, da TV Record, e Tarso Violin do ParanáBlogs. A mesa tem mediação de Lúcio Cabral e Josélia Maria. No mesmo dia, às 10h30, um segundo painel carrega o tema “Podemos ter uma mídia democrática e a nossa própria internet?”, apresentado por Guido Bianchi (TVPE) e Sérgio Bertoni da Fundação Blogoosfero e mediado por Leo Rodrigo e Amannda Oliveira.

Ainda no sábado (28), às 13h30,  o painel digital “Marco Civil da Internet e o futuro da Internet no Brasil” é guiado pelo professor Nilson Vellazquez, do Barão de Itararé. Ivan Moraes Filho, do Centro de Cultura Luiz Freire e do Fórum Pernambucano de Comunicação, é responsável pelo painel midiático “Comunicação pública em Pernambuco e no Brasil”. Encerrando a série de paineis, o secretário geral da OAB/PE, Sílvio Pessoa de Carvalho Júnior, e o advogado Jairo Medeiros, da AblogPE, conversam sobre “A Reforma Política como passo às mudanças estruturais”, mediados por Cristiano Pilako e Cláudio André. A programação completa está disponível aqui.

O encontro acontece dentro de uma série de iniciativas que se propõem a discutir o direito humano à comunicação, a democratização das mídias eletrônicas e a liberdade de expressão, como o recém-acontecido ENeDC – Encontro Nordestino pelo Direito à Comunicação, que reuniu cerca de 400 pessoas de quase todos os estados da região para discutir temas ligados à mídia. Entre 10 e 12 de abril, agora em âmbito nacional, acontecerá o ENDC – Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação, em Belo Horizonte.