Nota de repúdio do SOS Corpo, instituto feminista pela democracia, contra a charge do cartunista Nani, reproduzida no blog do jornalista Josias de Sousa no último dia  08, deste mês, sobre a candidata Dilma Roussef. 

Nota de Repúdio 

 Nós da equipe do SOS Corpo nos sentimos todas ofendidas diante da charge do cartunista Nani reproduzida no blog do jornalista Josias de Sousa esta semana (dia 8).

“A charge é absurda, indigna e  ofensiva não só à candidata, mas extensiva a todas as mulheres brasileiras, independente de suas escolhas político-partidárias”. Só em uma sociedade midiática em que predominam ainda valores machistas é possível veicular “impunemente” uma charge tão desqualificadora das mulheres e tão discriminadora com as profissionais do sexo, as quais ainda se constituem como objeto de usufruto masculino.

Além do desrespeito e deselegância presentes na charge, sobre a mulher na política, esta candidata tem uma história de luta contra o conservadorismo e as injustiças sociais. A Charge reforça o preconceito sexista em relação as mulhres na política desqualificando-as e fortalecendo o poder masculino.

Por onde irá se conduzir a ética dos comentaristas e chargistas políticos no vale tudo da campanha eleitoral abrigados sob o teto da liberdade de imprensa ? ”

Brasília , 09 de julho de 2010.

O OmbudsPE é um projeto de comunicação do Centro de Cultura Luiz Freire. É livre a reprodução para fins não comerciais, desde que a fonte seja citada e esta nota seja incluída.

Realização:

Apoio: