Ontem, o STF estava discutindo sobre a revogação da Lei de Imprensa. Ente outros pontos, a exigência do diploma para o exercício do jornalismo. Um debate que diz respeito a todo mundo, porque na lei de imprensa, por exemplo, está fundamentado o direito de resposta, os artigos que definem a calúnia, a injúria, a difamação. Um debate que precisaria ser bem mais amplo…. E é preciso compreender o momento de criação da lei e em que contexto se coloca a sua revogação.
Hoje, ao abrir os jornais, existem pequenas matérias, de agência, que falam do assunto de forma bem bem superficial. Esse tema não merecia pelo menos uma página de debate? Com depoimentos de governos, sociedade, estudantes, professores, etc…?
Como o julgamento foi adiado para o dia 15 fica como sugestão do Ombuds PE que até lá a imprensa pernambucana aprofunde o assunto, de interesse público, para que os cidadãos possam se posicionar sobre o assunto e aqueles que defendem ou não a revogação da lei tenham mais espaços para expressarem as suas opiniões, para além das mídias alternativas.
Eu nem sabia disso. QUando fui procurar nos jornais, tive até dificuldade de encontrar.
A mídia não deve ser discutida pela imprensa, existem outros canais, como este aqui, por exemplo. Ampliar isso para os meios de comunicação diários seria totalmente equivocado.