Em São Paulo, no dia 12 de novembro, o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social comemora os cinco anos do programa Direitos de Resposta. Na ocasião, o coletivo lança o livro-memória A sociedade ocupa a TV, que narra o processo que culminou com a veiculação de trinta programas, veiculados na Rede TV!, em resposta ao programa Tardes Quentes, do apresentador João Kleber.

Histórico – Em 2005, a Rede TV! e o programa Tardes Quentes receberam uma ação civil pública, de autoria do procurador da República Sérgio Suiama, por violação dos direitos humanos na mídia. A sociedade civil saiu vitoriosa neste episódio. A Rede TV! foi obrigada, através de liminar da Justiça Federal, a exibir, na sua grade de programação, um direito de resposta dos grupos ofendidos no programa de João Kléber, além de suspender o Tardes Quentes por 60 dias.

O Direitos de Resposta nasceu neste contexto e, durante 30 dias, a Rede TV! exibiu os programas, produzidos de forma independente por organizações da sociedade civil, em defesa dos direitos humanos.

No dia 12, além do lançamento do livro, o procurador Sérgio Suiama estará presente, em um debate sobre liberdade de expressão. O evento será na Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, na Avenida Paulista, 17, das 18h30 e 21h30.

Leia mais sobre o evento no site do Intervozes.

O OmbudsPE é um projeto de comunicação do Centro de Cultura Luiz Freire. É livre a reprodução para fins não comerciais, desde que a fonte seja citada e esta nota seja incluída.

Realização:

Apoio: