sinjope_campanhaJornalistas e gráficos de Pernambuco podem entrar em estado de greve e, consequentemente, cruzar os braços no próprio dia das eleições. Para analisar as propostas do sindicato patronal e deliberar sobre uma possível paralisação  gráficos e jornalistas reúnem-se numa assembleia conjunta na próxima quarta-feira (1 de outubro), às 11h30, na sede do Sindicato dos Gráficos.

Ambas as categorias reúnem-se, nesta terça-feira (30 de setembro) com representantes das empresas de comunicação na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Pernambuco (SRTE/PE), para ouvir a contra-proposta dos patrões às demandas dos trabalhadores referentes ao dissídio coletivo deste ano.  Esta será a terceira tentativa de negociação, sendo que as duas primeiras foram improdutivas. “Na primeira reunião vez, pediram um prazo para analisar as propostas. Na segunda, nos propuseram um retrocesso em direitos historicamente conquistados como os 100% de horas extras no domingo. Com isso não podemos concordar”, informou Ciro Guimarães, um dos diretores do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco. Entre as principais demandas do SinjoPE está a constituição planos de cargos e carreiras e a instituição de um piso salarial para jornalistas profissionais que atuam no estado.

A supressão de direitos históricos e legais da categoria e a imposição de “banco de horas” para profissionais da Folha de Pernambuco não foram propostas bem recebidas pela categoria. “Na prática, em quase trinta dias não acenaram com nada de positivo além da reposição de perdas já esperadas, enquanto tentam tomar de 27 a 30% do salário base caso a categoria acate abrir mão da remuneração diferenciada do domingo”, diz a convocatória para a assembleia, publicada no site do SinjoPE.  No caso dos gráficos, as empresas querem acabar até com a estabilidade pré-aposentadoria. 

Para dar visibilidade às negociações e esclarecer a sociedade sobre as demandas de profissionais de jornalismo em Pernambuco, o SinjoPE está mantendo no Facebook uma fan page referente à campanha “A notícia que damos”.

Serviço:
Assembléias Gerais dos Gráficos e de Jornalistas
Local: Sindicato dos Gráficos (Rua do Veiga, 201, Santo Amaro)
Dia: 1º/10, com primeira convocação às 11h30
Pauta:
a) Avaliação de proposta patronal para a Campanha Salarial 2014/2015;
b) Deliberação para aprovação ou rejeição da proposta; bem como eventual contraproposta;
c) Deliberação para paralisação e/ou greve.

O OmbudsPE é um projeto de comunicação do Centro de Cultura Luiz Freire. É livre a reprodução para fins não comerciais, desde que a fonte seja citada e esta nota seja incluída.

Realização:

Apoio:

Busca