Análise de capa: Dia da Consciência Negra, as capas da mídia tradicional revelam a importância da pauta para os veículos de comunicação

20 Nov 2018

Por Rebecka Santos e Rosa Sampaio Em um país racista como o Brasil, o dia da Consciência Negra é todo dia. A resistência é cotidiana e quando no jornal, a notícia estampa mais um/uma negro/a morto/a, vítima de racismo, seja ele institucional ou não. Simbolicamente, o país celebra este marco no dia 20 de novembro, […]

A importância de uma Comunicação Pública – #FicaEBC

14 Nov 2018

Por Rosa Sampaio e Weslley Oliveira Como mais uma forma de tentar silenciar as pautas progressistas em seu governo, Jair Bolsonaro anunciou recentemente que pretende extinguir ou privatizar a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), criada em 2008 com o objetivo de gerir as emissoras de rádio e televisão públicas federais, como as sete emissoras das […]

O SBT rememora a ditadura militar em propaganda e chama atenção para um problema de negligenciamento da história do país

8 Nov 2018

No dia que a promulgação Constituição Federal completa 30 anos, datada em 6 de novembro, o SBT, do empresário Silvio Santos, lançou uma campanha publicitária com uma série de vinhetas que invocam a propaganda política da Ditadura Militar de 1964 a 1985. O slogan utilizado, “Brasil, ame-o ou deixe-o”, surgiu durante o governo de Emílio Garrastazu Médici, entre 1969 e 1974, período conhecido como "Anos de Chumbo", em que os governantes tinham o poder de punir arbitrariamente os que fossem opositores do regime ou considerados inimigo. Além da frase, "Eu te amo, Meu Brasil", da dupla Dom e Ravel, era executada na tela com imagens do país.