Quais os desafios para implementar as propostas aprovadas na I Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) ?  Com esse ‘mote’, e com o objetivo de refletir sobre a a realização da Confecom, além de promover estratégias de incidência local, o Fórum Pernambucano de Comunicação (Fopecom)  realiza o seminário “Cenário do direito à comunicação pós-Confecom  –  desafios e as estratégias para a implementação das propostas aprovadas na I Conferência Nacional de Comunicação”. O evento acontece  dia  25 de maio, à partir das 14h30, na sala Aloísio Magalhães, Fundação Joaquim Nabuco, Rua Henrique Dias, 609, Derby.

Há, de fato, um cenário político favorável? Avanços que começam a tomar corpo em âmbito nacional contemplam as proposições históricas defendidas pelos movimentos sociais de democratização da comunicação? Quais as possibilidades de a diretriz mais votada da Confecom, a criação de um Conselho de Comunicação Social, demanda histórica dos movimentos sociais e pesadelo para os grandes conglomerados da mídia, sair do papel? A sinalização de conselhos estaduais, juntamente com o fortalecimento das TVs  do campo público apontariam para a construção de um novo cenário de comunicação?

Qual o papel do governo federal, das gestões locais e dos movimentos sociais nessa construção?

Para participar dos debates foram convidados Cecília Bezerra, do Intervozes, entidade integrante da Comissão Organizadora Nacional (CON) da Confecom e da Comissão Pró-conferência; a jornalista e professora de Comunicação Social, Ana Veloso, que participou como delegada na etapa nacional da conferência pelo Fórum de Mulheres de Pernambuco e o jornalista do Centro de Cultura Luiz Freire e conselheiro do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) Ivan Moraes Filho. A mediação será realizada pela jornalista Cátia Oliveira, do Centro de Cultura Luiz Freire, participante da Comissão Organizadora Estadual (COE) da Confecom Pernambuco e delegada pela sociedade civil  na conferência nacional.

Serviço:

O que : Seminário “Cenário do direito à comunicação pós-Confecom  –  desafios e as estratégias para a implementação das propostas aprovadas na I Conferência Nacional de Comunicação”
Quando : 25 de maio
Onde: Fundação Joaquim Nabuco , Rua Henrique Dias, Derby, sala Aloísio Magalhães.

O OmbudsPE é um projeto de comunicação do Centro de Cultura Luiz Freire. É livre a reprodução para fins não comerciais, desde que a fonte seja citada e esta nota seja incluída.

Realização:

Apoio: