Os interessados em participar da I Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) como observadores, já podem começar a contagem regressiva. Nesta terça-feira, dia 1°, a partir do meio-dia  ( horário de Brasília), iniciam as inscrições pelo site oficial da Confecom: www.confecom.gov.br.

Ao todo serão disponibilizadas 130 vagas. Os participantes, cadastrados por ordem de inscrição, irão acompanhar todo o evento com direito a voz nos grupos de discussão, mas não poderão votar propostas.

O Ministério das Comunicações informou que a banda de internet terá condições de suportar a carga de uma grande quantidade de acessos. Dispõe de 168 mega e foi a mesma utilizada pela Caixa Econômica Federal para inscrições do Programa “Minha Casa, Minha vida”. No site também haverá um verificador de segurança, para garantir que a inscrição seja feita individualmente.

Despesas com transporte, hospedagem e alimentação do observador ficam a cargo do participante.  Dois mil e cem será o número total de integrantes da Confecom, sendo:

1.684 delegados, oriundos das etapas estaduais, 16 painelistas, 50 convidados  e 350 observadores. Estes serão divididos da seguinte forma: 130  serão inscritos pela internet, 90 indicados pelos dezoito membros que compõem a Comissão Organizadora Nacional, 30 serão observadores de entidades internacionais ligadas à comunicação e 100 deverão vir de entidades, sociedades de comunicação e laboratórios de pesquisa no setor.

As entidades que compõem a Comissão Organizadora Nacional (CON) são: Abccom, Abraço, CUT, Fenaj, Intervozes, FNDC, Fitert, Abepec, Abra, Telebrasil, Ministério das Comunicações, Ministério da Educação, Ministério da Cultura, Ministério da Justiça, Ministério da Ciência e Tecnologia, Secretaria Geral da Presidência da República, Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Casa Civil da Presidência da República, Senado Federal e Câmara dos Deputados.

A Conferência de comunicação será realizada em Brasília, dias 14, 15, 16 e 17 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Siglas:

Abccom-  Associação Brasileira de Canais Comunitários

Abraço- Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária

CUT – Central Única de Trabalhadors

Fenaj – Federação Nacional dos  Jornalistas

FNDC- Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação

Fitert – Federação Interestadual dos Trabalhadores de Rádio e Televisão

Abepec- Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais

Abra – Associação Brasileira de Radiodifusores

Telebrasil- Associação Brasileira de Telecomunicações

O OmbudsPE é um projeto de comunicação do Centro de Cultura Luiz Freire. É livre a reprodução para fins não comerciais, desde que a fonte seja citada e esta nota seja incluída.

Realização:

Apoio: