Moradores assistem aos vídeos exibidos no Encontro

Moradores assistem aos vídeos exibidos no Encontro

Vários coletivos se encontraram para fazer intervenções artísticas e de comunicação na última quinta-feira (16), na favela do Detran. Organizado pelo coletivo FavelaNews, cujos comunicadores produzem vídeos nas comunidades de Recife e de Olinda, o evento teve como objetivo integrar a Semana de Democratização da Mídia e levar à reflexão os participantes do evento. Além do FavelaNews, participaram do evento comunicadores da OiKabum!, estudantes de Rádio e TV e de Jornalismo da UFPE e grafiteiras do Coletivo Cores do Amanhã.

Uma das propostas de atividade para o dia, que começou às 9h e se encerrou às 19h, foi a produção de um jornal comunitário, feito pelos estudantes da UFPE orientados por comunicadores da Oi Kabum. “A ideia era mudar o conceito das pessoas do que pode ser notícia dentro da comunidade, o que é relevante e o que não é”, explicou Yane Mendes, do FavelaNews. Participantes se dividiram em grupos para ir atrás de boas histórias que pudessem fazer parte do jornal, entrevistando desde senhoras que cuidavam muito bem de seus jardins até grupos de maracatu locais. Após a apuração, editores começaram a trabalhar em cima do material colhido para diagramar e distribuir o jornal.

Em paralelo, as grafiteiras do Cores do Amanhã preencheram um mural inteiro com mensagens que discutiam a representatividade na mídia e dividiram seus sprays com moradores do Detran para que eles e elas  pudessem criar sua arte. O evento foi tão repleto de atividades que alguns moradores não conseguiram conter o ânimo pelo evento estar acontecendo. Integrantes do Fopecom chegaram ao longo da tarde com cartazes fazendo referência aos “coronéis da mídia” para serem colados como lambe-lambes, somando à atividades programadas para o dia. O evento culminou na exibição de vídeos do FavelaNews e distribuição de DVDs para os moradores que participaram do Encontro.

O OmbudsPE é um projeto de comunicação do Centro de Cultura Luiz Freire. É livre a reprodução para fins não comerciais, desde que a fonte seja citada e esta nota seja incluída.

Realização:

Apoio: