
Paulo Rubem (PDT) recebeu as propostas em nome da coligação “Pernambuco vai mais longe”
Na última sexta-feira, o Fórum Pernambucano de Comunicação (Fopecom) entregou ao vice-governador, Paulo Rubem, a carta de propostas do grupo para o governo do estado. Reforçando a ideia de comunicação como um direito humano, a carta cobra do poder público, entre outras coisas, a implementação real de um sistema público de comunicação. Embora exista a Empresa Pernambuco de Comunicação, ainda não foram concedidas à EPC as mínimas condições para que possa cumprir seu papel.
A carta também solicita a criação de um Conselho Estadual de Comunicação, com maioria eleita da sociedade civil, e também pede apoio às rádios, TVs, e outros meios de comunicação comunitários e livres. A fiscalização do poder público pela sociedade civil também foi pautada, com a demanda de um espaço no Portal da Transparência exclusivo para as informações sobre gastos com comunicação e publicidade.
Paulo Rubem mostrou-se favorável à pauta da comunicação e disse que várias das demandas referentes ao sistema público de comunicação podem ser atendidas com mudanças na gestão, “é possível redimensionar o orçamento do estado para investir na TV pública”, explicou. Na tarde desta segunda-feira (29 de setembro), Armando Monteiro, titular da chapa que concorre ao governo do Estado, também comprometeu-se com o fortalecimento da TV Pernambuco durante o encontro que teve com trabalhadores da cultura organizados no que chamam de “Coligação da Cultura”. O plano de governo da coligação “Pernambuco vai mais longe”, porém, ainda não foi oficialmente divulgado.