Créditos: Thaís Paranhos

Com a organização de muitas mulheres, aconteceu no último sábado (29), em várias cidades brasileiras, uma ato contra a candidatura à presidência da República de Jair Bolsonaro, pelo Partido Social Liberal (PSL). Em Pernambuco, a concentração aconteceu na Praça do Derby às 14h e reuniu mais de 20 mil pessoas, que saíram em caminhada pela Av. Conde da Boa Vista até a Praça da Independência.

Uma grande mobilização das mulheres e de toda a sociedade, o acontecimento foi noticiado nos três principais veículos pernambucanos: Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco.

O Diario de Pernambuco publicou uma pequena matéria, com o título “Manifestantes organizam ato contra Bolsonaro no Recife”, no dia 29 de setembro, fazendo um apanhado com informações sobre a passeata que aconteceria em Recife, mas também evidenciando outros estados do Nordeste, como Bahia e Ceará. Dois dias após a publicação (01), o mesmo jornal fez um editorial se posicionando contra o candidato de extrema-direita e enaltecendo a movimentação do #Elenão, intitulado “O despertar da democracia”.

No Jornal do Commercio, houve a publicação de uma matéria analisando todo o ato, do início ao fim, mostrando que era um movimento apartidário e que o objetivo era expressar a rejeição ao candidato. Intitulada “No Recife, mulheres reúnem multidão contra Bolsonaro”, a matéria foi publicada no dia 29 de setembro.

Já a Folha de Pernambuco publicou duas matérias sobre o ato. A primeira, com o título “Mulheres Unidas contra Bolsonaro” em 9 países neste sábado (29)” e publicada no dia 25 de setembro, informava sobre os protestos que, além do Brasil, aconteceriam em mais oito países ao redor do mundo. O segundo, “PE: “Ele não” toma conta da marcha das “Mulheres contra Bolsonaro”, noticia rapidamente o que aconteceu durante todo o trajeto da marcha, entrevistando duas pessoas que participaram.

Levando em consideração todas as publicações, é notável a escassez de contato com participantes do ato, mostrando uma distância entre o veículo de comunicação e a informação passada. A chegada deste candidato ao poder representa um risco à democracia e as liberdades do povo brasileiro.

Edição: Rosa Sampaio

 

O OmbudsPE é um projeto de comunicação do Centro de Cultura Luiz Freire. É livre a reprodução para fins não comerciais, desde que a fonte seja citada e esta nota seja incluída.

Realização:

Apoio:

Busca