Faz uma semana hoje que os jornais noticiaram a pesquisa do Ministério Público Estadual sobre o sistema prisional e os números indicaram que 90% da população carcerária não podem contratar advogado e depende da Defensoria Pública. 62% estão presos sem sentença quando pela Lei ninguém pode ficar encarcerado por mais de 90 dias sem ser julgado. Muitos quando são julgados já cumpriram sua pena, em alguns casos a mais do que o previsto em lei. A pesquisa, assim como a mídia, visibilizou o tipo de crime e o bairro de origem do/as detento/a.

Nesta classificação denominada como perfil do detento escapou o pertencimento racial, ou seja, que o/a detenta tem cor preta, o que o documento da relatoria de Direitos Humanos sobre o sistema prisional já havia identificado. Ainda dá tempo da mídia pernambucana mostrar essa realidade para a opinião pública. Fica a sugestão de pauta do Ombuds PE.

O OmbudsPE é um projeto de comunicação do Centro de Cultura Luiz Freire. É livre a reprodução para fins não comerciais, desde que a fonte seja citada e esta nota seja incluída.

Realização:

Apoio: