O I Encontro Nacional do Direito à Comunicação – ENDC, realiza hoje, a partir das 19h, uma prévia das suas atividades, com debate sobre mídias alternativas, na sala 510 do Bloco A da Universidade Católica de Pernambuco – Unicap. Para a discussão, foram convidados Tarcísio Camêlo (Rádio Alto Falante), Andrea Trigueiro (professora e coordenadora do curso de jornalismo da Faculdade Maurício de Nassau), Vlaudimir Salvador (professor da Unicap), Raquel Lasalvia e Ivan Moraes Filho (ambos do Centro de Cultura Luiz Freire).
Previsto para fevereiro de 2012, o ENDC congregará grupos e indivíduos que atuem na luta pelo direito humano à comunicação. O evento contará com painéis, oficinas, rodadas de discussão, mostras de vídeo etc. Mais informações serão divulgadas no site do encontro, já em fase de construção.
Ricardo Rodrigues8 de setembro de 2010Acho que a mehrloia do tre2nsito no Recife este1 intimamente associada e0 atratividade do transporte pfablico. Alternativas como: estacionamentos de carros/bicicletas nos centros de integrae7e3o e estae7f5es de metrf4 em regime tarife1rio eletrf4nico integrado (cre9dito por tempo e ne3o por nfamero de deslocamentos) serviriam para atrair diversos motoristas que hoje ne3o suportam mais jogar fora 1 a 2 horas por dia (otimista) preso dentro de um automf3vel. A adoe7e3o dos VLT’s (praticamente obrigatf3rio em cidades europe9ias) traria infameras vantagens, dentre elas, maior pontualidade do sistema de transporte urbano. Mas nossa cultura possui averse3o ao transporte ferrovie1rio e9 uma pena que se pense somente em custos de implantae7e3o (que se3o facilmente dilueddos no longo prazo de utilizae7e3o) e opte-se sempre em valorizar o transporte rodovie1rio, com custo direto de implantae7e3o bem menor, mas com custos a longo prazo bem maiores (manutene7e3o/renovae7e3o da frota, reparos na pavimentae7e3o, combustedvel, poluie7e3o,etc.)