.

Vista como uma grande conquista dos profissionais do segmento da Comunicação Social, a primeira Conferência de Comunicação aconteceu no mês de novembro nos âmbitos regionais e estaduais. Em Salgueiro aconteceu no dia 7, reunindo comunicólogos do Sertão Central. Dela saíram cinco delegados que participaram da Conferência Estadual, realizada de 13 a 15 de novembro, sendo eleitos outros representantes que estiveram no encontro nacional.

Entre os eleitos para estadual e nacional, estava o salgueirense Joaquim Emídio, 34 anos. Portador de deficiência visual, Joaquim Emídio é vice-presidente da Associação de Deficientes do Sertão Central e foi escolhido como representante da sociedade civil do Sertão. “Na etapa da estadual foram votados os representantes para a 1ª Conferência Nacional de Comunicação, entre os quais saí delegado. Mas boa parte do Sertão foi prejudicada em termos de representação. Na condição de delegado não pude comparecer e, nem mesmo o suplente”, informou Joaquim.

Para ele, a falta de comunicação e difusão da informação lhe prejudicou. “Não consegui obter os dados necessários, a tempo, para participar da Nacional”, falou, dizendo que devido a deficiência visual e dificuldade de acessar a internet, solicitou apoio a uma amiga. “Não recebi nem mesmo um telefonema, o que, ironicamente demonstra a falta de comunicação dos organizadores da Nacional, bem como a ausência de apoio da organização estadual na articulação”, disse.

Nas reuniões, Joaquim sugeriu propostas em favor dos deficientes, inclusive, registrou um desagravo que teve com uma emissora de TV, quando emitiu um pedido para o canal mostrar a legenda na programação local, favorecendo os deficientes auditivos. “O impedimento de participar da Confecom, não me impede de ir à luta por nossa Região e pelo sonho de uma comunicação cada vez melhor”, concluiu.a

Correção: a  autora do texto é Hortência Cecílio, jornalista e salgueirense. A  matéria foi enviada por sua colega, também jornalista, Catarina Raquel. Originalmente está postada em : www.supramax.com.br

O OmbudsPE é um projeto de comunicação do Centro de Cultura Luiz Freire. É livre a reprodução para fins não comerciais, desde que a fonte seja citada e esta nota seja incluída.

Realização:

Apoio: