O 3º Concurso do Minuto da CGU, que tem como tema “Informação Pública: Direito de Todos. Sem Desculpas. Sem Segredo” teve o prazo de inscrições prorrogado para 30 de abril. Inicialmente, o período seria encerrado na sexta-feira (30/03). O concurso premiará oito obras audiovisuais inéditas, com duração de até 60 segundos, que podem ser feitas em qualquer gênero, como ficção, animação, aventura e documentário.

A iniciativa, que conta com a parceria da a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), irá veicular as obras selecionadas em emissoras de televisão, eventos da CGU e na Internet. O concurso tem por objetivo engajar e estimular a reflexão sobre a importância do acesso à informação pública por parte da população como forma de fazer valer os direitos à cidadania e à democracia. O resultado final será divulgado, em data ainda a ser redefinida, em maio, no site da CGU (www.cgu.gov.br).

Confira o edital de abertura e outras informações sobre o concurso.

Os interessados em participar precisam apenas se cadastrar no site www.minutoad.com.br e enviar a produção. É fácil, rápido e sem limite de vídeos por candidato. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail curtacgu@cgu.gov.br.

Comissão julgadora

Será formada uma Comissão Julgadora, formada por profissionais com experiência nas áreas audiovisual ou de prevenção e combate à corrupção. Esta Comissão será constituída por meio de Portaria da CGU. Ela deverá avaliar as obras levando em conta os critérios de criatividade do roteiro; qualidade técnica e uso da linguagem; e pertinência com o tema. Também haverá a categoria de premiação que será analisada por juri popular.

Premiação

Categoria 1 – Escolha da Comissão de Julgamento dará dois prêmios de R$ 5.000,00 para os dois melhores trabalhos.

Categoria 2 – Escolha do Público irá premiar seis vídeos com o valor de R$ 1.000,00 cada.

No caso de trabalhos elaborados por mais de um autor, a premiação será conferida apenas ao representante do grupo, cabendo ao agraciado a responsabilidade de dividir o prêmio com os demais autores.

Do site da Controladoria-Geral da União.

O OmbudsPE é um projeto de comunicação do Centro de Cultura Luiz Freire. É livre a reprodução para fins não comerciais, desde que a fonte seja citada e esta nota seja incluída.

Realização:

Apoio: