Dinâmica durante o encontro Rede de Mulheres em Comunicação.

“Postar uma informação na rede não basta”, disse Márcia Laranjeira, integrante do Fórum de Mulheres de Pernambuco. Para a jornalista, nem sempre a informação chega a todos/as  e a comunicação deve sempre buscar diálogos mais amplos.

Para Genizete dos Santos, presidente da Associação de Moradores de Chã da Erva, em Maragogi (AL),  a comunicação em sua comunidade se dá por meio de reuniões e palestras, além de entrega de material imprenso.
 
“Em muitas comunidades rurais não há acesso a Internet. Nestes locais distribuímos panfletos, folhetos sobre saúde da mulher, educação e políticas públicas. Em muitos encontros fazemos debates e também divulgamos informações pelo rádio” diz a integrante do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais e Pescadoras de Alagoas – MMDRP-AL, articulação ligada ao Centro de Mulheres do Cabo, em Pernambuco.

Segundo a agricultora, existem 19 comunidades rurais em Maragogi. Em muitas delas,  a comunicação acontece a partir de reuniões , oficinas de capacitação em  políticas públicas, além das realizadas para o desenvolvimento do artesanato local, produzido a partir da fibra da bananeira.

Genizete  criou recentemente uma conta de e-mail. Como as demais companheiras não têm acesso a rede, diz que é a responsável por repassar a informações que vêm das redes sociais.

Para Márcia, as redes sociais e as novas tecnologias da informação estão redefinindo o cenário político e  novas formas de comunicação. Mas, é preciso ter uma estratégia focada de atuação, para que as informações não sejam diluídas no turbilhão de mensagens que circulam na Internet.

E, quem esteve no encontro pôde observar, além de diferentes realidades que passavam a se fortalecer através de articulações em rede, a importância do papel da mulher como sujeito político e agente de transformação do seu entorno.

O OmbudsPE é um projeto de comunicação do Centro de Cultura Luiz Freire. É livre a reprodução para fins não comerciais, desde que a fonte seja citada e esta nota seja incluída.

Realização:

Apoio: