A comunicação como um direito fundamental, dialeticamente interligado e indistinguível aos demais direitos humanos. As mídias como um espaço de promoção e prolongamento destes. Estes são os motes do II Seminário Interdisciplinar sobre Comunicação, Mídias e Direitos Humanos, que ocorre no dia 24 de novembro, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Neste ano, a partir do tópico “Políticas, Sistemas e Novas Regulamentações na América Latina”, serão discutidas questões como a violação dos direitos humanos pelos veículos midiáticos, a inclusão digital, a urgência de um sistema público de comunicação, controle social da mídia e outros temas pertinentes à agenda nacional de discussões sobre o assunto.

Ao término do evento, será realizada a a I Mostra Audiovisual de Comunicação e Direitos Humanos do Decom/UFRN, que apresentará trabalhos produzidos pelos estudantes dos cursos de jornalismo, publicidade e radialismo da UFRN.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 23/11, através do e-mail sicmdh@cchla.ufrn.br. Os interessados devem enviar nome completo, formação, instituição de ensino/profissional e telefone. A coordenação receberá artigos científicos até o dia 20/11, e trabalhos audiovisuais até o dia 22/11.

Confira abaixo a programação completa do seminário:

24 novembro de 2011

8h30. Abertura

Diretor do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes – Prof. Dr. Herculano Campos

Chefe do Departamento de Comunicação Social – Prof. Dr. Adriano Charles da Silva Cruz

Coordenador do Curso de Comunicação Social – Prof.  Dr. Aryovaldo de Castro Jr.

9h. Conferências

Coordenação da mesa (Prof.  Aline Lucena – Decom/UFRN)

Brasil e América Latina: políticas e sistemas de comunicação sob a vigência dos novos marcos regulatórios (Prof. Dr. Laurindo Leal/USP/Programa VerTV)

Comunicação e Direitos Humanos: que diálogo é possível? (Prof. Dr. Marco Antônio Mondaini/UFPE)

11h a 12h  – Participação da assistência

Almoço livre

14h às 17h – Apresentação dos artigos científicos:

1.         GT – Comunicação e Direitos Humanos;

2.         GT – Comunicação, Direitos Humanos e as Novas Tecnologias.

19h – I Mostra Audiovisual de Comunicação e Direitos Humanos do Decom/UFRN

Local:

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Campus Natal)
Manhã: Auditório do LABCOM
Tarde e noite: Auditórios do CCHLA  (B e C)

O OmbudsPE é um projeto de comunicação do Centro de Cultura Luiz Freire. É livre a reprodução para fins não comerciais, desde que a fonte seja citada e esta nota seja incluída.

Realização:

Apoio: