A propósito do lançamento do novo site do coletivo pernambucano de contra-informação Recife Resiste!, ocorrido no último sábado (05/11), ativistas e simpatizantes reuniram-se no Centro de Cultura Luiz Freire para discutir a democratização da mídia e intercambiar experiências de comunicação autônoma e popular. Fundado há pouco mais de um ano, o RR! vem atuando no sentido de dar visibilidade às ações dos movimentos sociais atuantes em Pernambuco.

 Com o novo portal, o grupo pretende fortalecer os seus núcleos de produção de conteúdo, seja através da parceria com rádios livres e comunitárias, com projetos audiovisuais independentes, ou através de cursos de construção de transmissores, manipulação de programas de edição e captação etc. Estes foram os motes das atividades desenvolvidas no sábado.

 “Foi uma experiência muito massa. É importante haver esse espaço pra aprofundar o debate sobre esses produtos no coletivo, porque um problema grande que rola hoje em dia é que as ferramentas estão muito acessíveis, qualquer um faz vídeo, animação, rádio. Mas poucos param pra pensar de verdade no porque e como estão fazendo. Forma, estética, conteúdo, de forma amarrada”, comenta Diego Mascaro, que participou como facilitador da oficina de animação e produção audiovisual.

 Também foi realizada uma roda de debate para discutir a gênese e desenvolvimento das rádios livres, abarcando tanto seus aspectos técnicos quanto formais/conceituais. Houve troca de experiências na articulação de rádios e as dificuldades enfrentadas, além da indicação de possíveis parceiros e estratégias de ação. Militantes do Recife Resiste! expuseram a proposta do GRRR! (Grupo de Rádio Recife Resiste!), convocando todos a participarem da sua formatação. Organizou-se, inclusive, um programa de rádio, transmitido para a área em redor do CCLF, no qual foram tratados temas pertinentes à luta pela democratização das comunicações.

 Após as oficinas, os presentes se reuniram para a apresentação do novo site. Na seqüência, foi exibido o vídeo resultante da oficina de produção audiovisual, documentando as atividades do dia, e uma seleção de curtas-metragens. Durante todo o evento havia uma banquinha com quitutes vegetarianos.

O novo site pode ser acessado pelo endereço www.reciferesiste.org.

O OmbudsPE é um projeto de comunicação do Centro de Cultura Luiz Freire. É livre a reprodução para fins não comerciais, desde que a fonte seja citada e esta nota seja incluída.

Realização:

Apoio: