Análises


Jornalismo-Denorex ataca novamente

downloadPor:  Ivan Moraes Filho*

Vão dizer que eu sou chato, mas enfim… Quem abriu o Diario de Pernambuco hoje (29 de setembro de 2014) vai ver que tem lá um caderno “Especial” falando sobre o projeto “Recife de Coração nos Bairros”. Não vou entrar no mérito do projeto, que considero uma das melhores iniciativas da Prefeitura do Recife nesta gestão de Geraldo Julio. Aqui discuto mídia, ok?

O caderno tem oito páginas. Nenhum anúncio além da página dupla, central, paga pela própria PCR. Nenhuma voz crítica foi ouvida e as matérias (nenhuma assinada) dizendo o quão bacana o projeto é.

O “Especial”, embora tenha a mesma diagramação e tipologia dos demais cadernos, também não está no portal do Diario na internet e também não tem a “moldura” de informe publicitário. Ou seja, trata-se do nosso velho conhecido Jornalismo Denorex, aquele que parece, mas não é.

Não imagino que haja nenhuma ligação direta entre os fatos, mas achei curioso que o DP foi o único jornal pernambucano a não noticiar o ato Praia das Graças, em que a população pedia justamente para que a prefeitura olhasse para a nossa comunidade, que sempre teve “cara de bairro”, para que esta característica não se acabe em faixas expressas.

* Jornalista, integrante do CCLF