Agenda

-A +A

Professor lança pesquisa sobre democracia e regulação da mídia

Regulamentação da mídia é tema de tese em Ciência Política (Imagem: Divulgação)

Regulamentação da mídia é tema de tese em Ciência Política (Imagem: Divulgação)

A relação entre regulamentação da mídia e a democracia, assunto quente neste início de 2015, é tema da tese de doutorado “Frágil Democracia & Políticas de Comunicação”, do professor e pesquisador Juliano Domingues. Coordenador do curso de jornalismo da Unicap, Domingues, que também é cientista político, defenderá o trabalho nesta terça-feira (6 de janeiro), às 9h, no auditório do 14º andar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH).

De acordo com Juliano, a tese parte da premissa de que “quanto mais democrático for um país, mais plural será sua mídia, fontes alternativas de informação são necessárias para a democracia”, explica ele. Focando no mercado da TV aberta na Argentina e no Brasil, a pesquisa buscou analisar a presença ou não de oligopólios a partir de índices de mercado, além de traçar a narrativa cronológica que levou ambos os países ao cenário atual de radiodifusão. Com o foco nos processos regulatórios institucionais, a tese busca elucidar como os empresários radiodifusores se beneficiam da regulação favorável realizada pelo estado.

Todas as pessoas interessadas no tema são bem vindas para assistir à apresentação. Estarão presentes os professores Othon Jambeiro (UFBA), Juliano Maurício de Carvalho (Unesp), Flávio da Cunha Rezende (UFPE), Enivaldo Rocha (UFPE) e Jorge Zaverucha (UFPE).

  • Data: 06/01/2015
  • Horário: 9h
  • Local: Auditório do 14o. andar do CFCH, na UFPE