Agenda

-A +A

Juventude vai às ruas pelo direito à comunicação

Nesta quarta-feira, às 13h, adolescentes e jovens do Recife começarão a se reunir no Marco Zero para produzir cartazes e faixas com as quais irão caminhar até a Avenida Conde da Boa Vista para convocar a sociedade para unir-se na luta pela regulamentação da comunicação no Brasil. A ação é parte do “Dia C”, promovida pela Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadorxs (Renajoc), que acontece ao mesmo tempo em outras 24 cidades brasileiras. No Recife, o ato tem o apoio da ONG Auçuba, do Fórum Pernambucano de Comunicação e do Levante Popular da Juventude.

Esse ano, o Dia C une-se à campanha Para Expressar a Liberdade, que defende o projeto de Lei da Mídia Democrática, uma iniciativa popular que pretende regulamentar os artigos da Constituição de 88 que versam sobre a distribuição dos canais de rádio e televisão e normatizam seu uso. Entre outras medidas, a lei pretende fortalecer o sistema público de comunicação, estabelecer metas de regionalização de conteúdos e proibir políticos com mandato e igrejas de serem concessionários de radiodifusão.

Além do ato nas ruas do Recife, cinco escolas da rede pública, localizadas na Região Metropolitana do Recife exibirão filmes  para estimular o debate sobre a temática. A ideia é levar o debate aos espaços formais de educação, mostrando que o tema é bastante importante e precisa ser discutido também por adolescentes e jovens. A ação faz parte do projeto Mais Educomunicação, que realizar atividades dentro e fora do espaço escolar, e é uma iniciativa da Renajoc, realizado no Recife, pela ONG Auçuba, com o objetivo de ampliar a participação dos estudantes no processo de democratização da comunicação, por meio de atividades de Educomunicação.

Durante o ato, os participantes irão interagir com as redes sociais através das hashtags #pelodireitoacomunicacao, #diaC e #paraexpressaraliberdade

  • Data: 17/10/20131
  • Horário: 13h
  • Local: Marco Zero, Recife Antigo