O debate do fim do diploma do jornalismo acabou discutindo de forma precária a liberdade de expressão no Brasil. O debate sobre liberdade de expressão é bem bem bem mais amplo. Não é restrito ao exercício da profissão do jornalista. Retirar o diploma não significa que a liberdade de expressão está garantida no Brasil. Há diversos e importantes meios para garantir essa liberdade e que o judiciário como também o Ministério Público Federal poderiam contribuir nessa luta pela democratização dos meios de comunicação no Brasil.

Há inúmeras propostas que buscam o caminho da liberdade de expressão: o fomento de canais públicos, a agilidade nos processos de legalização de rádios comunitárias, o fim do monopólio e dos oligopólios, o controle social da mídia privada, entre outros. Será que essa discussão chegará ao STF também?

O OmbudsPE é um projeto de comunicação do Centro de Cultura Luiz Freire. É livre a reprodução para fins não comerciais, desde que a fonte seja citada e esta nota seja incluída.

Realização:

Apoio: